<< noticias

Mulheres do Cacau

Nesta semana tomei conhecimento deste projeto e resolvi compartilhar esta notícia aqui neste espaço. Projetos bonitos como este, que buscam levar conhecimentos técnicos, agregando maior valor ao trabalho das pessoas do campo, são iniciativas maravilhosas. Parabéns a todos os envolvidos e sucesso!

Em Colatina, no Espírito Santo, há um projeto que ensina as agricultoras a aprimorar suas técnicas de cultivo e manuseio do cacau. O Projeto Mulheres do Cacau de Colatina, aborda todas as etapas do processo, desde o cultivo da fruta até a fabricação do chocolate.

O objetivo deste projeto é capacitar estas mulheres, seja na produção de amêndoas de qualidade, ou na produção do seu próprio chocolate, a ter maior conhecimento, gerando assim uma maior autônima econômica.

Além de profissionais técnicos que passam seus conhecimentos às agricultoras, as mulheres com mais experiência também compartilham seus conhecimentos com as outras. É o caso da Maria Loss (foto) que já produz cacau há 10 anos e tem uma produção anual de 100 sacas.

Segundo Alessandra Maria da Silva, coordenadora do Projeto Mulheres do Cacau de Colatina, as mulheres estão participando mais desta atividade econômica: “ O futuro é que as mulheres vão estar ampliando a produção, a produtividade, a qualidade, produzindo mais chocolate, se envolvendo mais no meio e participando dos espaços de decisão. Isso é o mais importante”.

Fabiane Reinholz, produtora de chocolate da região de Colatina, usa o cacau produzido por estas agricultoras e afirma que se trata de um produto diferenciado. Elas se dedicam e se desafiam a produzir um cacau de alto padrão. Fabiane também afirma que há um projeto para lançar chocolates com o cacau destas mulheres. Usando um cacau de origem única, onde cada mulher pode também contar um pouco da sua história.

Iniciativa e ideia maravilhosa! Já fiquei curiosa para conhecer estas novas barras.

 

Fonte: www.mercadodocacau.com.br e g1.globo.com

Imagens: Reprodução/TV Gazeta

Mônica W. Alves