No início da semana passada me chegou uma notícia muito legal e fiz questão de vir aqui contar prá vocês.
No dia 6 de março de 2023 foi inaugurada a primeira fábrica de chocolates da Economia Solidária do Brasil, a Chocosol.
É mais desenvolvimento, geração de renda e aprimoramento dos chocolates e de toda a cadeia socioprodutiva da cacauicultura no Litoral Sul da Bahia.
Será um espaço para os pequenos produtores e agricultores familiares aprenderem boas práticas de produção e agregarem valor aos seus produtos.
De acordo com Thiago Fernandes (coordenador geral do Cesol* Litoral Sul), cerca de 300 famílias da cacauicultura que atuam na economia solidária serão beneficiadas com esta unidade fabril. Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol*) Litoral Sul.
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia investiu neste projeto 523 mil reais . A ChocoSol tem capacidade para produzir até 1,2 tonelada de chocolates ao mês, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
Com 300m², a estrutura conta com 10 máquinas em operação, além de uma câmara fria e 20 tipos de formas de policarbonato e polipropileno.
O equipamento vai beneficiar o cacau produzido na região e ofertar assistência a empreendimentos econômicos solidários num caminho entre a geração de renda e a qualificação do chocolate do Litoral Sul da Bahia.
“A ChocoSol é um ganho importante para a cadeia socioprodutiva do cacau na Bahia.., completamos a cadeia da assistência socioprodutiva desde o plantio até o beneficiamento com o fabrico dos chocolates…ampliando a geração de renda e qualificando a produção no território”, afirma o presidente da Associação Beneficiente Josué de Castro, Diego Felisardo. Esta associação irá gerir este empreendimento.
A ChocoSol tem sede no campus da UNIVERSIDADE Estadual de Santa Crus (UESC), no Bairro Salobrinho, em Ilhéus/Bahia.
Parabéns a todos os envolvidos no processo, todos unindo forças para qualificar cada vez mais o cacau e o chocolate brasileiro.
*Cesol: Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.
Fontes: Mercado do Cacau e Tribuna da Bahia