<< eventos

Visita à Ilha do Combu

Fazer chocolate está na memória de Dona Nena desde a infância. Lá na Ilha do Combu, em Belém (PA), onde nasceu, ela e os familiares sempre coletaram as amêndoas dos cacaueiros selvagens para, depois dos processos de fermentação, torra e trituração, extrair a massa densa de cacau. Daí misturavam com açúcar para virar lanche da tarde ou sobremesa nas épocas de Páscoa e de Natal.

A partir dos anos 2000, Nena passou a oferecer o cacau produzido por ela para os turistas que visitavam a Ilha. Além das suas já famosas barras de cacau 100%, embaladas nas folhas de cacaueiro, também oferecia brigadeiro e bombons. Todos feitos com a variedade forasteiro, que cresce em abundância na mata nativa da região. A roça cacaueira é manejada pela comunidade local no sistema agroecológico, garantindo a produção orgânica dos cacaueiros.

Sua marca Filha do Combu também conta com a parceria dos familiares e vizinhos, que estão envolvidos tanto na colheita quanto na produção das barras.

A Dona Nena, regularmente recebe visitantes, para conhecer a produção artesanal de seu chocolate. As visitas incluem as seguintes experiências:

·  Caminhada na floresta passando por cacaueiros nativos e diversas árvores da várzea amazônica;

·  Explicação das etapas do processo de fabricação de chocolate;

·  Apresentação da história da Dona Nena e o início da fabricação do chocolate orgânico: a barrinha rústica de cacau, criação do brigadeiro da floresta e de sua linha de chocolates finos;

·  Experiência gastronômica: degustação dos produtos artesanais( chocolate quente, bolo de cacau, doce de cupuaçu, brigadeiro da floresta,…) a beira do rio;

·  Tempo para compras na lojinha da fábrica.

·  Travessia de barco de ida e de volta.

 

Reservas e informações: (91)99388-8885 ou (91)99188-0108.

Siga no Instagram @filhadocombu

Informações coletadas no site vidacaboca.com.br , no @filhadocombu e no @sacolabrasileira