Recentemente assisti uma reportagem na TV Bahia, e resolvi compartilhar neste espaço. Fico muito feliz com iniciativas do setor privado, auxiliando com seu conhecimento pequenas empresas que fazem um excelente trabalho e que têm muito a oferecer com seus produtos únicos e maravilhosos.
Três marcas de chocolate do sul da Bahia estão participando de um projeto piloto que tem como objetivo, incentivar e expandir a exportação de chocolates da Bahia. Estas empresas, produtoras de chocolate, estão recebendo apoio da iniciativa pública e privada.
Este é um projeto do Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais de uma Universidade Privada de Salvador e do Centro Público de Economia Solidária Litoral Sul (CESOL). Com ele, buscam auxiliar as empresas baianas, produtoras de chocolate no processo de exportação.
Há uma demanda no mercado internacional significativa, por produtos com apelo de sustentabilidade, mas este é um mercado bastante exigente e que tem legislações bem específicas e rigorosas. É aí que a universidade vem dar a sua contribuição, prestando esta assistência às empresas.
O sul da Bahia é onde se concentra a maior parte da produção de chocolates no estado. Está cada vez ganhando mais espaço no mercado externo, seja com chocolate ou com outros derivados do cacau. Neste projeto piloto, três marcas do sul da Bahia estão envolvidas, são elas Modaka Cacau de Origem, Benevides Chocolates Finos e Natucoa Chocolates.
Segundo Tiago Fernades coordenador do CESOL, “A gente sempre enviou cacau para o mundo fazer chocolate, chegou a nossa vez de mostrar para o mundo que nós produzimos sim um bom chocolate com um “terroir” que é só nosso.”
A expectativa é grande e todos estão muito confiantes em apresentar chocolates produzidos com o nosso cacau e com adição de frutas locais que só encontramos aqui.
Que este projeto tenha sucesso e cresça cada vez mais!