Chocolates de Origem

Chocolate X Doce Sabor Chocolate

Qual dos dois estamos comendo?

Embora as prateleiras do supermercado estejam recheadas de chocolate, tu sabias que nem todos eles podem levar este nome?

Segundo a Anvisa, chocolate é o “produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados”.

Os chocolates que possuem menos de 25% de sólidos de cacau não podem receber o nome de chocolate e devendo ser chamados de DOCE SABOR CHOCOLATE.

Tu já observaste como algumas marcas não usam o termo chocolate no rótulo?

 Para não ferir a legislação ele leva apenas o nome da marca. Desta forma, acaba enganando o consumidor que acha que está consumindo um chocolate, mas não. Fique ligado!

Na escolha de teus chocolates, busque sempre os que possuem poucos ingredientes. Um bom chocolate intenso deve ter somente cacau e açúcar ou um substituto para este último. Já o chocolate ao leite, deve ter: cacau, leite, açúcar. Algumas empresas também usam uma lecitina de soja ou girassol, mas normalmente este ingrediente é numa quantidade bem pequena. Esta lecitina é colocada para dar mais fluidez do chocolate nas máquinas, necessário para empresas de maior porte.

Se no rótulo tiver a origem do cacau, melhor ainda. Há empresas que indicam o estado, cidade e até mesmo a fazenda de onde veio o cacau para aquele chocolate.

Prefira chocolates com cacau fino, cacau de origem, cacau de cadeia justa e limpa.

Mônica Wendling Alves e Hélio Alves Neto são proprietários da ComCacau Chocolates Multimarcas.

Mônica trabalhou 25 anos como professora em Novo Hamburgo – RS, e após se aposentar em 2013 abriu sua loja de chocolates, em Porto Alegre – RS, junto com o seu marido.

Em 2021, após a pandemia, resolveram fechar as duas lojas físicas que já tinham, e aumentar ainda mais o negócio on-line. Além de administrar o ecommerce comcacau.com.br, também colocam aqui neste blog, todo seu aprendizado, conhecimento e paixão pelo chocolate brasileiro.